← Voltar

Este ano voltamos a convidar os Lisboetas a reviver a tradição dos Tronos de santo António. À semelhança da primeira edição, o desafio de construir um trono foi aceite por crianças e adultos, alfacinhas de gema e adotados, religiosos devotos e fervorosos descrentes.

Será disponibilizado um roteiro do circuito expositivo patente nos dias 4 e 5 de junho, que permitirá percorrer a cidade e, ao mesmo tempo que se descobrem os recantos dos bairros lisboetas, exibe-se a criatividade de todos os participantes.

A tradição dos tronos de santo António remonta já ao século XVIII. Terá começado após o terramoto de 1755, quando a igreja daquele que no século XVI se tornou o santo nacional português ficou parcialmente destruída. Particularmente querido dos lisboetas, santo António não podia ficar sem domicílio. Daí surgiu a necessidade de se pedir “um tostãozinho para o santo António” e arrecadar fundos para reconstruir a igreja. Os tronos, que inicialmente eram réplicas mais ou menos fiéis do altar da Igreja de santo António, resultavam muitas vezes das mãos de muitos. os pátios reuniam-se para a construção dos tronos, com o apoio das coletividades dos bairros.Os concursos (promovidos também por jornais como o Diário Popular) eram um incentivo para a comunidade trabalhar em prol do Trono mais espetacular. É esse espírito comunitário que aspiramos recuperar através desta iniciativa.

Os tronos, se os participantes assim o desejarem, poderão permanecer em exposição durante todo o período das festas da cidade.

Download do programa

 

← Voltar

instagram #festasdelisboa

1
Something is wrong. Response takes too long or there is JS error. Press Ctrl+Shift+J or Cmd+Shift+J on a Mac.

Patrocinador principal

Superbock

Patrocinadores

Media Partners

Viatura oficial

Citroën
© 2017 Festas de Lisboa. Todos os direitos reservados. | Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, EM