santoantonio

Pedro Teotónio Pereira
Coordenador Museu de Lisboa – Santo António

 

O núcleo do Museu de Lisboa dedicado a Santo António fica mesmo ao lado do Igreja com o nome do Santo, erguida onde tradicionalmente se considera ser o local do seu nascimento.

Este museu dá a conhecer o carácter cultural de Santo António, não só do ponto de vista histórico e religioso, mas sobretudo a sua importância como fenómeno social e antropológico.

Centrado na figura de Santo António, um dos santos mais populares em todo o mundo e com uma devoção fortemente enraizada não só em Lisboa mas em todo o país, este núcleo apresenta-se como o ponto de partida para conhecer a sua vida e obra, e explorar o extraordinário e vasto património material e imaterial presente nos cinco continentes.

Para além da história e da rica iconografia de Santo António que se foi construindo ao longo dos séculos, o Museu revela ainda as tradições que estão associadas a este santo milagreiro que tem fama de casamenteiro e de encontrar coisas perdidas, assim como as diversas festividades que Lisboa lhe dedica todos os anos: a procissão em Alfama, os casamentos de Santo António, os arraiais nos bairros populares, as marchas na avenida e os tronos que se armam por toda a cidade.

Visitar o Museu de Santo António é compreender a alma alfacinha e reconhecer os costumes ancestrais do povo lisboeta.

instagram #festasdelisboa

1

Patrocinador principal

Superbock

Patrocinadores

Media Partners

Viatura oficial

Citroën
© 2016 Festas de Lisboa. Todos os direitos reservados. | Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, EM